Gabiih Unknow

Prefiro não me descrever para ter a liberdade de mudar

sexta-feira, 4 de março de 2011

Opinião de renascentistas, iluministas e românticos acerca da Idade Média.


 A Idade Média por diferentes pontos de vistas

   A idade Média era vista por renascentistas e iluministas como a época das trevas, da obscuridade e da escuridão.
   Enquanto que eles tinha uma visão de mundo do renascer das ideias greco romanas, da clareza, racionalidade e do homem como o centro das ideias, na Idade Média, que era uma época extremamente religiosa, Deus era o centro de tudo e o que valia mais era o eu interno. Iluministas/renascentistas viam a Idade Média como a dominação irracional da fé, a Idade das Trevas.
   Após esses dois movimentos apolíneos, surgiu o Romantismo, que se identificava bastante com a Idade Média, pois eles se identificavam bastante com algumas de suas ideias, como o nacionalismo, a valorização do sentimento, o  subjetivismo, o isolamento e a valorização do eu interno. Os românticos se sentiam atraídos pela obscuridade, o 'amanhecer', o lado místico e oculto da vida, muito valorizado pela Idade Média. Eram movimentos dionisiacos  que visavam os aspectos inconscientes. 
   As relações entre a Idade Média, o iluminismo/renascentismo e o romantismo são que do ponto de vista dos românticos a Idade Média era fonte de inspiração, pois ambos anseiam o inatingível. E do ponto de vista dos renascentistas/iluministas, a Idade Média era uma época irracional e que não iria adiante em relação ao conhecimento, pelo temor a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário